Durante muitos anos tenho ouvido queixas dos alunos em relação as produções textuais,as dificuldades que têm em desenvolver as ideias e acrescentam sempre que não sabem escrever.Um dia pensei que poderia facilitar essas produções e resolvi mudar a forma de abordagem do texto. Pedi a eles que fizessem a leitura de um determinado livro em seguida pedi um outro,marquei uma aula para que pudéssemos conversar a respeito não só dos livros como também os temas que os livros abordavam. Foi uma conversa muito interessante. No início havia uma certa inibição por parte de alguns quando de repente começou haver a participação de quase todos;claro que houve uma polêmica em torno do assunto.Mas foi o suficiente para que todos externassem seu ponto de vista de diferentes formas.
Bem , após as discussões e os esclarecimentos, marquei um dia para que produzissem uma resenha,foi então , que tudo começou. As queixas foram muitas desde aquelas que diziam não sei o que escrever até o que é uma resenha.Dei uma aula explicando a estrutura: para que serve e como fazer uma resenha.No dia marcado dei o tema que abordava os livros e tive uma surpresa maravilhosa.Tudo que havíamos conversado em sala de aula e mais as experiências do cotidiano levaram meus alunos a uma produção textual sensacional,resenhas com coerência, coesão e criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário