quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sintaxe

Para tratar da sintaxe é necessário antes esclarecer algumas dúvidas a respeito da língua que apresenta diversos planos de estruturação: o falar, a norma, o sitema e o tipo linguístico.A norma é tudo aquilo que na língua não é funcional, mas que é tradicional,comum e constante,isto é, tudo o que de diz de uma forma e não de outra.O sistema e a norma de uma língua funcional refletem a sua estrutura.O sistema é formado contém unicamente os traços diferentes necessários e indispensáveis para que uma unidade da língua não se confunda com outra unidade.
O sistema verbal português marca a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo com o morfema -o: eu estudo,eu escrevo,eu divido.Crianças e adultos que usam incorretamente a forma verbal seio (por sei) são levados a fazê-lo por força do sistema,mas desconhecem a norma.
No domínio da sintaxe também se comprova a distinção entre norma e sistema.Os complementos verbais quando formados por substantivos normalmente se dispõem na ordem direto + indireto,mas quando aparece, numa dessas funções ou nas duas,pronome pessoal, a norma é vir primeiro o indireto.
O falante domina o sitema de uma língua quando está em condições de criar nela. Relativamente à norma, o seu domínio é muito mais complexo e exige do falante uma aprendizagem por toda a vida.
Sintaxe é a forma de ordenação do conteúdo conceptual ,é a combinação das palavras enquanto a morfologia é modo como as palavras se compõem.Assim algumas siglas poderão ajudar na assimilação de uma análise sintática:
VL=       S + VL +PS= PN
VI =       S + VI  = PV
VI =        S + VI + PS = PVN
VTD =    S +  VTD +OD = PV
VTD =     S + VTD +OD + PO = PVN
VTI  =      S + VTI +OI = PV
VTI  =       S + VTI + OI +POI = PVN

VL= VERBO DE LIGAÇÃO
S = sujeito
PS = predicativo do sujeito
PN = predicado nominal

VI = verbo intransitivo
PV = predicado verbal
PVN = predicado verbo nominal

VTD = verbo transitivo direto
OD = objeto direto

VTI = verbo transitivo indireto
OI = objeto indireto
PO = predicativo do objeto.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como escrever legal!!!!!!!!!!!!!

Para escrever um texto é necessário ser claro, objetivo para que sejamos compreendidos.Usar da coesão e coerência são elementos essenciais para exprimir-se,entretanto alguns cuidados dever ser tomados em relação aos parágrafos.Vejamos algumas dicas utéis:


1- Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado,conforme deve ser do conhecimento de V.Sª.Outrossim, tal prática advêm de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.
2 - Evite abrev. , etc. tb. , vc.
3- Anule aliterações altamente abusivas.
4- "não esqueça das miúsculas" , como já dizia carlos machado, meu professor lá no colégio santa efigênia, em salvador, bahia.
5- Evite lugares - comuns como o diabo foge da cruz.
6- O uso de parênteses ( mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7 - Estrangeirismo estão out , palavras de origem portuguesa estão in.
8 - Seja seletivo no emprego de gíria, cara (mano),mesmo que sejam maneiras. Sacou, galera?
9 - Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa merda.
10- Nunca generalize: generalizar sempre é um erro.